sábado, 28 de novembro de 2009

Crônica: Alunos e Melancias

"Última aula da disciplina de Laboratório de Programação III (2009): final de mais um intenso período letivo. Tema típico? Fácil: revisão da matéria." --- pensei.

Subindo as escadas em direção ao lab, já encontro os alunos, curiosamente animados para a aula!? Nem desconfiei. É sempre muito bom encontrar alunos ansiosos por mais uma aula, nem que seja aquela famosa aula de revisão de matéria.

Abri a porta do lab, entrei: pasta de um lado, projetor ligado do outro, pronto.

- Bom dia, caros aluninhos! --- iniciei, de forma clássica --- E então? Qual o tema da aula final?

Nesse momento, com ar solene, o inesperado:

- Prof! Posso dar um recado para a turma?

Inocente, cedi o espaço, posicionando-me lateralmente, entendendo que o aluno assumiria uma posição mais central para a sua oratória. Entretanto, ele insistiu:

- Prof, poderia se sentar junto com os outros?

Com os meus botões: "Aí tem... pago prá ver!"

Embora um outro aluno tenha oferecido uma cadeira estrategicamente centralizada, procurei me resguardar. Sentei-me na frente, em uma região mais reservada. Em seguida, teve início o recado:

- Bem, aqui temos as classes 'Aluno' e 'Professor', posicionados na 'Sala de Aula', modelada como um container. --- Um desenho UML surge na louça branca, revelando que houve algum entendimento da matéria lecionada ao longo do semestre. Um detalhe a mais foi colocado no diagrama UML.

- E aqui temos a classe 'Melancia'.

Nessa hora, na minha cabeça, ainda inocente em relação aos acontecimentos, de imediato detectou um erro de abstração. Em uma das aulas, mostrei 4 tipos de erros de modelagem: elemento omisso, excedente, estranho e alienígena. No caso da classe 'Melancia', parecia clara a situação de erro decorrente de um elemento alienígena.

- O que tem a ver a melancia com alunos, professor e sala de aula? --- continuou.

Aguardei que todos se manifestassem, gritando: "Nada! É um elemento alienígena!" Entretanto, surpresa. Silêncio. Fiquei preocupado. Será que não aprenderam? Silêncio. Silêncio total.

Aí, tudo mudou. Da porta lateral, surgiu um colega. Não de mãos vazias. Ao contrário.

- A melancia tem tudo a ver! --- afirmou categoricamente, enquanto o colega entrava no lab com uma melancia de 5kg, devidamente penteada com fitas de carnaval!



- Não, não! A melancia não é um elemento alienígena! Trata-se de um presente da nossa turma para o sr.

Confesso que me senti muito emocionado. Não somente pela melancia (que ainda não tive tempo de saborear), mas pelo cartão que me foi entregue logo em seguida. Em quatro partes:



Demorei para me recompor. Fantástico. São momentos mágicos que tornam a nossa vida algo indescritível. Agradeço aos alunos pela homenagem, desejando muita saúde e felicidades a todos! Avante, 2010!

2 comentários:

  1. Professor, sinceramente, você merece!
    Já faz quase um ano desde que me formei e suas orientações ainda estão frescas na minha cabeça.
    Eu garanto: profissionalmente, eu não seria metade do que sou sem sua ajuda.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fábio. É ótimo ter notícias suas. Desejo muito sucesso na sua carreira profissional! Um grande abraço.

    ResponderExcluir